Período exige cuidados com as condições de inflação, juros e crédito, variáveis vitais para o consumo
(Arte: TUTU)
Manter o controle dos fluxos de caixas é o melhor caminho para um negócio mais saudável, diante da queda persistente da confiança do setor empresarial, que começa a influenciar a percepção de desaceleração do ritmo de atividade para os próximos meses. O cenário, que combina fraca intenção de consumo a um alto custo financeiro para empresas e consumidores, mostra uma tendência de queda nas vendas.
O período exige cuidados com as condições de inflação, juros e crédito, variáveis vitais para o impulsionamento do consumo e que atualmente retratam um quadro de incertezas para o comércio. Por isso, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) separou algumas dicas importantes para um ano desafiador.
1) Conhecimento sobre o ambiente econômico: informe-se sobre mudanças nos sistemas tributário, contábil e de regulação, pois estes são temas que influenciam diretamente as formas de gerenciamento dos negócios.
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2) Ampliação do relacionamento com os clientes: adote um CRM (Customer Relationship Management ou, em português, “gestão de relacionamento com o cliente”) para fidelizar e alcançar público, a fim de restabelecer os fluxos de caixas.
3) Avaliações: realize, constantemente, uma avaliação no planejamento do negócio, em função de uma análise criteriosa do histórico e da projeção de vendas, com o objetivo de identificar, avaliar e estimar o mercado consumidor.
4) Ampliação dos canais: aprimore a infraestrutura tecnológica online, ao criar aplicativos e investir em e-commerce. Este tipo de canal de vendas estimula o relacionamento da empresa com os clientes e auxilia o acesso de informações de serviços e produtos ofertados.
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5) Formas alternativas de faturamento: busque formas alternativas de receita, como promoção de produtos estocados, planos de desconto, garantia estendida e venda cruzada (quando o cliente leva um produto relacionado a outro). Amplie os serviços de entrega para manter o nível de compra, diversifique as formas de pagamento e implemente estratégias de divulgação por meio de produtos digitais, como Facebook, WhatsApp, Instagram etc.
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6) Curva ABC dos produtos: para as empresas que trabalham com um portfólio grande de produtos, a dica é focar nos itens mais lucrativos.
7) Gestão eficiente dos estoques: a FecomercioSP orienta, principalmente aos pequenos negócios, que demandam um estoque mais eficiente, adotar um controle mapeado de acordo com o giro de consumo.
8) Inventários: faça inventários físicos e liquidações para se capitalizar, diminuir o custo de estocagem e estimular novas vendas.
9) Planejamento financeiro das empresas: adapte o capital de giro da empresa ao modelo de processo de compras e vendas, pois o momento é de racionalizar custos.
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Fonte Oficial: FecomercioSP