Na foto, da esquerda para direita, Roberto Carlos da Silva, Tarcísio de Freitas e Gisela Lucas Araújo Lopes
(Imagem: divulgação)
Em mais uma ação para a melhoria do ambiente de negócios, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) participou da elaboração e da entrega da Carta pelo Empreendedorismo ao Governo do Estado de São Paulo. O documento foi entregue, nesta terça-feira (21), pela Frente Parlamentar do Empreendedorismo (Frepem), da Assembleia Legislativa (Alesp), ao governador Tarcísio de Freitas, no Palácio dos Bandeirantes, com a presença de lideranças empresariais e de outras instituições.
O documento reúne as mais importantes propostas de diferentes setores econômicos para o empreendedorismo paulista por meio de políticas públicas. As ideias expostas, que devem ser priorizadas nos próximos quatro anos de governo, seguem o escopo de objetivos da FecomercioSP voltados a inovação, geração de empregos e renda e aumento da competitividade no setor produtivo, além de ações para a desburocratização da gestão pública e a desoneração tributária.
Dentre os 12 pontos de destaque do documento, estão:
– simplificação tributária,
– desburocratização, acesso a crédito, novos mercados, inovação tecnológica e educação empreendedora;
– arranjos produtivos locais, capacitação e orientação técnica e incentivo ao associativismo e ao cooperativismo;
– revisão da política de substituição tributária e do ICMS;
– cultura e economia criativas;
– desenvolvimento do turismo e produção artesanal;
– incentivo para que micro e pequenas empresas vendam mais para o Estado;
– incentivo às práticas ESG, entre outras.
FecomercioSP participou da entrega da Carta pelo Empreendedorismo ao governador em evento no Palácio dos Bandeirantes
(Foto: divulgação)
A entrega da carta, que é uma continuidade às atividades da Frepem – composta por deputados estaduais – conta com a colaboração da FecomercioSP, da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), do Sindicato das Empresas Serviços Contábeis (Sescon) e de outras entidades.
Da Entidade, estiveram presentes no encontro Gisela Lucas Araújo Lopes, vice-presidente da Federação e presidente do Conselho de Comércio Varejista (CCV), e Roberto Carlos da Silva, presidente do Conselho do Comércio Atacadista (CCA), com apoio da assessoria técnica e de relações institucionais da entidade.
Documento reúne as mais importantes propostas de diferentes setores econômicos para o empreendedorismo paulista por meio de políticas públicas
(Foto: divulgação)
Acesse a “Carta pelo Empreendedorismo” na integra aqui.
Prioridades 2023
Vale lembrar que, em fevereiro, a Federação recebeu, em reunião com diretores e líderes empresariais, o vice-governador de São Paulo, Felicio Ramuth. Na ocasião, Gisela Lopes e Ivo Dall’Acqua Júnior, ambos vice-presidentes da Entidade, entregaram a Ramuth um material com propostas da FecomercioSP, desenvolvido a partir das demandas das empresas.
O conteúdo é formado por projetos prioritários e fundamentais em diversas vertentes – dentre elas, tributária, economia digital e inovação, relações internacionais, turismo, sustentabilidade, energia e ESG –, com o objetivo de serem postos em prática entre 2023 e 2026.
Acompanhe a FecomercioSP
Para saber mais sobre as atividades de advocacy da FecomercioSP ou conhecer as atividades dos conselhos da Entidade, fale conosco pelo e-mail ri@fecomercio.com.br.
Você já conhece o Fecomercio Lab – nosso canal para associados(as) em que você encontra produtos e serviços exclusivos, além de orientações para o seu negócio? Saiba mais aqui.
Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados
Fonte Oficial: FecomercioSP