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confira dicas e estratégias para alavancar as vendas – FecomercioSP

Dia do Consumidor já é uma data conhecida e esperada pelos clientes
(Arte: TUTU)

Nos últimos anos, o Dia do Consumidor, celebrado em 15 de março, tem sido amplamente aproveitado por comerciantes em estratégias para alavancar as vendas. Esta, inclusive, se tornou a primeira data comemorativa do ano no calendário varejista.

Em decorrência dos resultados extremamente positivos atingidos ano após ano, o Dia do Consumidor ficou conhecido como “a Black Friday do primeiro semestre”. Para se ter uma ideia, de acordo com a empresa de análise de dados do e-commerce Neotrust, no ano passado, as vendas do comércio eletrônico para a ocasião chegaram a R$ 722 milhões – alta de 22% em relação ao ano anterior. O número de pedidos foi de aproximadamente 1,5 milhão, um crescimento de 16% em relação a 2021.

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Assim, o Dia do Consumidor já é uma data conhecida e esperada pelos clientes. Neste sentido, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) preparou algumas dicas para que os(as) empresários(as) possam alcançar os melhores resultados e atrair novos clientes para a loja online ou física, já que algumas delas podem ser aplicadas nos dois canais de venda. Confira a seguir!

Semana do consumidor

A primeira dica é não ficar restrito ao dia 15 de março (quarta-feira), por isso, crie a semana do consumidor com ações promocionais para o público. Nos marketplaces, participe das campanhas de descontos que ocorrem desde o início do mês. Na loja física, inicie a divulgação e crie ofertas exclusivas para quem já é cliente ou seguidor nas redes sociais, uma espécie de “aquecimento” para o Dia do Consumidor.

Pesquisa de mercado e seleção de produtos

Nas semanas que antecedem a data, agências de marketing digital e marketplaces costumam divulgar pesquisas realizadas com os consumidores que indicam as preferências e tendências de produtos para a data. São informações relevantes que irão ajudar na seleção de produtos e formação de estoques. Também é importante se atentar aos lançamentos e às  novidades do setor de atuação, itens que provavelmente serão buscados pelos clientes. Por fim, selecione os produtos parados no estoque ou relacionados à sazonalidade do verão (que já estão próximos do fim), para que a mercadoria faça parte das campanhas de desconto.

Revisão e criação de novos anúncios

Para quem vende via marketplaces, revise os anúncios existentes e intensifique a publicação de novos, ampliando o portfólio de produtos da loja ou criando kits com os produtos em estoque já ofertados. Além de proporcionar um aumento do tíquete médio, a criação desses kits dilui as taxas fixas cobradas por alguns marketplaces.

Estratégias de desconto

Obviamente, os descontos precisam ser reais, considerando que muitos clientes já estejam acompanhando os preços dos itens desejados. Nos marketplaces, aproveite as campanhas em que o marketplace subsidia parte do desconto concedido. Nas lojas físicas, principalmente para os produtos que ficaram parados no estoque, crie campanhas do tipo “leve 3 pague 2” ou ofereça um desconto atrativo na compra da segunda unidade.

Incentive o pagamento por PIX

Quanto aos meios de pagamento, ofereça desconto diferenciado para quem optar pelo PIX. Por meio do sistema de pagamentos instantâneos, o dinheiro fica à disposição da empresa de maneira imediata e a um custo bem menor quando comparado ao cartão de débito ou crédito – e, em tempos de juros altos, é fundamental reforçar o caixa do negócio.

Fretes

No comércio eletrônico, o frete caro é um dos principais motivos de desistência da compra. Por isso, faça uma simulação dos fretes cobrados nos seus anúncios para diferentes CEPs, de modo a verificar se a tabela de frete está aplicada corretamente ou se há algum valor excessivo. No caso da loja física, considerando que durante a pandemia os clientes se acostumaram com a comodidade de receber o produto em casa, se a margem de lucro permitir, ofereça gratuitamente o serviço de delivery para compras a partir de determinado valor.

Operação

Durante a Semana do Consumidor, muitos clientes comprarão na sua loja pela primeira vez. Para fidelizar e estabelecer uma relação de longo prazo com eles, é necessário que a operação esteja preparada e funcionando perfeitamente. Por este motivo, verifique se o estoque que consta no sistema reflete a realidade para não ter que cancelar a venda. Confirme se os materiais de expedição (caixas, fitas, etiquetas etc.) são suficientes e se os processos logísticos estão sendo bem executados, já que garantir postagens e entregas rápidas aos clientes é elemento fundamental para uma boa experiência de compra.

Na loja física, é importante verificar a exposição dos produtos nas prateleiras e se os preços das etiquetas correspondem ao preço de venda, além de reforçar o treinamento dos funcionários, orientando-os a oferecer os produtos da promoção e incentivando o pagamento por PIX, e de responder rapidamente aos clientes pelas redes sociais e pelo WhatsApp.

Divulgação

O Dia do Consumidor é uma data relativamente recente e pouco conhecida no varejo físico. Neste sentido, é preciso intensificar a divulgação das ações promocionais que ocorrerão na loja por meio das redes sociais e do WhatsApp, além da fachada da loja.

Todas estas ações, aplicadas em conjunto, farão com que a sua Semana do Consumidor seja um sucesso. Entretanto, lembre-se: toda a operação deve funcionar perfeitamente para oferecer uma excelente experiência de compra ao cliente, a fim de que ele volte a comprar com você no futuro. Boas Vendas!

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Fonte Oficial: FecomercioSP

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