E-book orienta empreendedores e empreendedoras a pôr em prática cada etapa da expansão de mercado para o exterior, bem como a dominar os fatores que mais pesam no sucesso (Arte: TUTU)
A internacionalização dos negócios é uma excelente alternativa para empresários(as) brasileiros(as) que busquem expandir a atuação e criar uma base maior de clientes. A ampliação para mercados internacionais é benéfica ao crescimento da empresa no que se refere ao tamanho e aos lucros, por meio de exportações numa primeira etapa e, depois, pela instalação de escritórios comerciais e plantas produtivas.
Uma empresa internacionalizada é aquela que, de fato, está ativa em outro país. Isso pode se dar por meio de escritórios comerciais, centros de distribuição, franquias, lojas, unidades produtivas e parcerias com outras empresas. Um dos principais fatores para o sucesso de um negócio que busque comercializar produtos e/ou serviços no exterior é a identificação de mercados para exportação. Este procedimento deve ser feito levando em conta tanto as características do consumidor quanto as do produto e/ou do serviço ofertado, além de particularidades do mercado-alvo.
Diante de um amplo mercado global a ser explorado, as empresas devem, antes de tudo, ter em mente a importância do planejamento. Esta etapa vai ajudar o negócio a enxergar as grandes oportunidades que o “mercado mundo” traz e a identificar as eventuais necessidades de ajustes. A melhor forma de iniciar o planejamento é construir um bom plano de internacionalização.
Dentre os itens a serem estudados na hora de planejar a internacionalização, os fatores geográficos, sociopolíticos, econômicos, culturais, trabalhistas, tecnológicos e operacionais são os principais. E, antes de tudo, é imprecindível se fazer a seguinte pergunta: “A cultura da minha empresa ‘conversa’ com as características locais do país pretendido?”. Também é interessante se inteirar a respeito das barreiras comerciais antes de iniciar a operação internacional.
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A Fecomercio Internacional, unidade de negócios da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) que auxilia os empreendedores nas práticas de comércio exterior, ressalta que este estudo pode ser realizado, inicialmente, por meio de pesquisas online. É possível encontrar publicações especializadas e relatórios de prospecção de mercados gratuitos no site da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), por exemplo.
Contudo, estas etapas mais burocráticas não precisam ser um empecilho na vida do(da) empreendedor(a). Ao se pôr tudo em uma balança, os benefícios decorrentes do processo de internacionalização superam os entraves. Confira a seguir.
• Expansão de mercados
– Mais capacidade de resposta aos clientes internacionais
– Fortalecimento da posição competitiva
– Diversificação do portfólio geográfico e redução de riscos
• Melhoria da eficiência
– Economias de escala e escopo
– Acesso a recursos mais baratos
• Aprendizagem
– Acúmulo de conhecimento e desenvolvimento das competências empresariais existentes
– Incentivo de competências empresariais a novos produtos e segmentos
– Desenvolvimento e aquisição de novas competências empresariais
A FecomercioSP elaborou um material completo detalhando todas as etapas e as estratégias para as diferentes fases de internacionalização, além de explicar como a empresa pode marcar mais presença no exterior antes de iniciar os trabalhos, os cuidados com fatores culturais locais e, ainda, como buscar apoio para tornar tudo isso mais simples. Acesse aqui.
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Fonte Oficial: FecomercioSP