Escolha dos produtos deve ser feita com cautela porque alguns itens ainda podem ser vendidos sem desconto
(Arte: TUTU)
As dicas e estratégias para montar um saldão neste início de ano deve levar em consideração a atual conjuntura de juros elevados no País. O foco, segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), está em fazer o estoque girar com a venda de produtos “encalhados”, para reforçar o caixa e melhorar a saúde financeira do negócio.
No processo, podem fazer parte dos itens comercializados a maioria das mercadorias que não tiveram o desempenho esperado, as que estão próximas do vencimento ou do fim da sazonalidade, tanto no varejo físico quanto no e-commerce.
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Entretanto, a escolha dos produtos deve ser feita com cautela, porque alguns itens ainda podem ser vendidos sem desconto, caso os motivos que levaram o artigo a encalhar na prateleira sejam identificados e corrigidos, como falha na exposição, inadequação no gerenciamento das categorias, inabilidade ou falta de treinamento dos vendedores para oferecer ou explicar a mercadoria, entre outros.
Porcentual de desconto
Outro ponto de atenção se refere ao porcentual de desconto, já que os métodos de pagamento devem ser considerados. Um dos objetivos do saldão de janeiro é reforçar o caixa. Por isso, caso o desconto seja muito grande e, ainda, haja a opção de parcelamento, corre-se o risco de a venda não ser tão vantajosa, já que a loja pode ter de pagar uma taxa de antecipação dos recursos. Uma dica é incentivar o uso do PIX, oferecendo um desconto diferenciado para quem optar pelo meio de pagamento.
O desconto em produtos relacionados – por exemplo, ao comprar uma bolsa, o cliente ganha um abatimento se levar também uma carteira – é também uma boa estratégia. Contudo, lembre-se: é importante que esse desconto seja real.
Promoções exclusivas
Partindo para as dicas de como estruturar o saldão de janeiro, a primeira delas é criar promoções exclusivas para o público que já é cliente. Então, as primeiras ações de divulgação das promoções devem ser direcionadas a quem já tenha cadastro na loja.
A segunda estratégia é o “leve 3, pague 2” ou o “compre um e leve o segundo pela metade do preço”. Nestes casos, também é preciso criar um senso de urgência nos consumidores, para que eles não adiem a compra. Por isso, estabeleça uma data de validade para esta ação promocional.
E-commerce
Um plano direcionado para o canal online é o cupom de desconto. Aqui, é importante ter em mente que a comunicação enviada ao cliente não pode gerar dúvidas quanto às condições do uso do cupom – ou seja, você deve deixar claro se o desconto vale para toda a loja, se há valor mínimo de compra e a data de validade.
Comunicação
Depois de estruturar a campanha de saldão de janeiro, é hora de investir em comunicação para estimular os clientes ao consumo. Além de aproveitar a base de dados da loja, anúncios pagos e ações nas redes sociais também são bem-vindas.
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Fonte Oficial: FecomercioSP