in

Turismo na capital paulista cresce 10,7% em novembro e retoma patamar pré-pandemia – FecomercioSP

Voltar ao patamar pré-pandemia é uma conquista do setor pela sua resiliência durante o período pandêmico e pela sua força para consolidar o crescimento atual
(Arte: TUTU)

Em novembro de 2022, pela primeira vez, desde janeiro de 2020, o turismo na capital paulista voltou ao patamar pré-pandemia, quando registrou crescimento de 10,7% na comparação com o mês anterior e atingiu o número-índice 100. Os dados são do Índice Mensal de Atividade do Turismo (IMAT), do Conselho de Turismo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) em parceria com o Observatório de Turismo e Eventos, da SPTuris.

Para os próximos meses, a expectativa também é favorável, já que a cidade vem recebendo cada vez mais turistas de lazer, que chegam à capital paulista para aproveitar os roteiros culturais e gastronômicos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

LEIA MAIS SOBRE O SETOR DE TURISMO

 

Na avaliação do Conselho de Turismo da FecomercioSP, voltar ao patamar pré-pandemia é uma conquista do setor pela sua resiliência durante o período pandêmico e pela sua força para consolidar o crescimento atual. Possíveis quedas a partir de agora não significarão, necessariamente, algo negativo. As oscilações mensais serão cada vez mais normais. Por isso, o mais importante é a constância da curva ascendente de longo prazo para o setor crescer de maneira sólida e consistente.

Fórmula 1 impulsiona resultado

A presidente do Conselho de Turismo da FecomercioSP, Mariana Aldrigui, afirma que novembro foi um excelente mês para a cidade, especialmente ao considerar a combinação de feriados, Fórmula 1 e fluxo de pessoas em compras tanto para a Black Friday como para o Natal. “Termos atingido o resultado de janeiro de 2020 indica que os números podem nos surpreender a partir de agora, especialmente após o carnaval”, afirma.

Na comparação com o mesmo período de 2021, o IMAT avançou 21,9%. Os números de novembro foram impulsionados, principalmente, pela realização do Grande Prêmio São Paulo de Fórmula 1.

O principal evento do ano, na capital do Estado, proporcionou aumento mensal de 33% na média diária de faturamento do turismo – alcançando R$ 41,6 milhões. O montante é 77% superior ao registrado no 11º mês de 2021, quando o constatado foi R$ 23,5 milhões por dia.

Tíquete médio maior

Além dos preços acima do tradicional, em razão do processo inflacionário, a Fórmula 1 provocou aumento no tíquete médio em diversos serviços turísticos da cidade. Na indústria hoteleira, a taxa de ocupação média no mês saltou de 64,9%, em outubro, para 71,9%, em novembro do ano passado – acima dos 69% vistos nesse mesmo mês em 2021.

A diária média foi a maior do ano, de R$ 587, segundo relatório do Observatório do Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo. O desempenho positivo também foi registrado na movimentação média nos aeroportos da capital. Em novembro, 162,2 mil passageiros circularam pelos terminais aeroportuários, altas mensal de 6,1% e de 23% no comparativo anual.

No caso dos terminais rodoviários, houve queda de 2,3% na média diária – passando de 34,6 mil para 33,8 mil. No entanto, em comparação a novembro de 2021, registrou-se elevação de 10%.

Mais empregos temporários

Quando o assunto é emprego formal, o evento contribuiu de maneira residual, pois as contratações são temporárias, especificamente para a semana da corrida. Apesar disso, houve crescimento no mês de 0,6%, registrando 414 mil empregados formais na cadeia do turismo em São Paulo, 20 mil a mais do que um ano antes.

Acompanhe as diferentes pesquisas e análises setoriais realizadas pela FecomercioSP e tenha mais conhecimento do mercado.

Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados

Fonte Oficial: FecomercioSP

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Tesouro honra R$ 1,08 bilhão de dívidas de estados e município

Comunicado FecomercioSP – FecomercioSP