Dados são animadores para as empresas e para toda a economia, pois o setor representa uma importante atividade
(Arte: TUTU)
Em 2023, a expectativa para o setor de turismo é de um crescimento de 53,6% em comparação a este ano, já inclusa a adesão de novos destinos que estão surgindo na cartela de viagens dos consumidores. Esta projeção para o ano que vem foi realizada com base nos resultados do terceiro trimestre de 2022, momento no qual mais da metade das empresas entrevistadas afirmou ter elevado em 100% (ou mais) o faturamento, em relação com o mesmo período do ano passado.
Os dados são animadores para as empresas e para toda a economia, pois o setor, além de representar uma importante atividade, apresenta grande capacidade de empregabilidade. As informações do terceiro trimestre e a projeção para os próximos meses fazem parte do boletim da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), importante parceira da Federação do Comércio Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).
LEIA MAIS SOBRE O SETOR DE TURISMO
A apresentação da pesquisa, no dia 24 de novembro, contou com a presença de Guilherme Dietze, assessor econômico da Federação e integrante do Conselho de Turismo, que também participou da elaboração do estudo.
“Este é um momento importante para o turismo, ao receber dados confiáveis sobre as vendas das operadoras e indicações de tendências. Nos últimos meses, a reabertura das fronteiras fez as viagens internacionais ganharem destaque nas vendas, o que não significa uma queda no nacional. Pelo contrário, o turismo doméstico segue em expansão, sobretudo os destinos de praia, como Salvador, o mais vendido no período”, explicou.
O Boletim Braztoa tem o objetivo de fornecer dados relevantes para segmentos como transportes (terrestre, marítimo e aéreo), locação de automóveis, restaurantes, hotelaria, agências de viagens e serviços de gastronomia, passeios, shows, entretenimento, entre outros.
“Quando o turismo cresce, os impactos positivos chegam a todo o País. Para grandes e pequenos empresários, para cada destino que recebe os turistas, para cada empreendimento, independentemente do porte da empresa”, afirmou Roberto Haro Nedelciu, presidente da Braztoa.
Reflexões
Dietze trouxe algumas análises acerca do andamento do turismo nacional. Confira, a seguir, os principais pontos.
– A inflação no setor, principalmente nas passagens aéreas – o que contribuiu para o aumento do faturamento – não diminuiu o poder de demanda deste ano.
– Por mais que os preços estejam elevados, os consumidores não deixaram de viajar. Isto é, o turismo se beneficia de qualquer maneira, pois a renda é realocada entre os mais diversos destinos do Brasil, visto que o consumidor busca alternativas que possam caber no bolso.
– O parcelamento é um grande aliado do setor e do consumidor.
– Para 2023, a tendência ainda é muito positiva. Provavelmente, as variações serão mais modestas, mas não significa um cenário de esfriamento. O fato é que a base de comparação volta a ficar mais alta em comparação a períodos mais normais, portanto, variações mais modestas são naturais. O mais importante é que o crescimento seja constante.
Saiba mais sobre o Conselho de Turismo aqui.
Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados
Fonte Oficial: FecomercioSP