Participação mostra que os princípios ESG fazem parte da rotina e das diretrizes que regem as ações da FecomercioSP
(Arte: TUTU)
A inclusão social pelas empresas é uma das questões primordiais abordadas pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), por meio do seu Comitê ESG. Em razão disso, foi realizado, no prédio da Federação, o 1º Summit de Responsabilidade Social – evento promovido pelo Instituto Olga Kos (IOK), no dia 23 de setembro, em São Paulo.
Sob o mote “Social, Sociedade e Solução”, foi lançada, durante o encontro, a Escala Cidadã Olga Kos (Ecok), primeira métrica acreditada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) que busca mensurar o “S” presente na sigla ESG.
Carlos Alberto D’Ambrósio, vice-presidente da FecomercioSP, acredita que a nova ferramenta será um instrumento capaz de medir, de forma eficaz, como o mercado de trabalho pratica e viabiliza a inclusão social, assim como mostrar quais os desafios ainda encontrados pelas empresas.
“Os princípios ESG fazem parte da rotina e das diretrizes que regem as ações da FecomercioSP. Lembrando que é também nossa missão fazer chegar às empresas associadas e aos mais de 130 sindicatos patronais os preceitos ESG, rumo ao desenvolvimento empresarial sustentável e consciente, além de disseminar tais práticas e engajar a iniciativa privada e toda a sociedade civil nesta construção”, ressaltou D’Ambrósio, no evento.
Para alcançar estes objetivos, a FecomercioSP conta com o Comitê ESG, composto por grandes players do mercado. “Trabalhamos para viabilizar agendas de sustentabilidade e a agenda ESG empresarial, engajar empresas de todos os portes e negócios, produzir e fornecer conteúdo de orientação e encorajar as transformações comportamental e cultural nos negócios. Buscamos demonstrar que a adoção de práticas ESG é mais fácil do que parece e algumas medidas podem requerer menos investimentos do que se imagina, como as listadas no e-book Checklist ESG para pequenas empresas”, destacou Alexsandra Ricci, assessora técnica do Conselho de Sustentabilidade e do Comitê ESG da FecomercioSP.
Alexsandra ainda enfatizou que muitas empresas já fazem a gestão de recursos hídricos e energéticos, têm um programa de combate ao desperdício, praticam a substituição de descartáveis por itens da linha de bens duráveis e procuram ampliar a diversidade e a inclusão no mercado de trabalho.
Quer saber mais sobre a agenda ESG? Conheça as ações e propostas do Comitê ESG da FecomercioSP.
Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados
Fonte Oficial: FecomercioSP