Devem ser contabilizados prejuízos relacionados aos produtos perecíveis e à data de vencimento, armazenamento inadequado, má refrigeração, esquecimento do produto no estoque, etc
(Arte: TUTU)
Reduzir o índice de perdas no varejo pode ser um grande desafio para o empreendedor, mas que resulta em benefícios ao diminuir custos, elevar o faturamento, melhorar o atendimento dos clientes, engajando os funcionários (impactando a produtividade) e, claro, aumentando o lucro.
Em 2021, o varejo brasileiro acumulou R$ 24,08 bilhões em perdas, conforme estudo divulgado recentemente pela Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (Abrappe), em parceria com a consultoria KPMG. A pesquisa, realizada com 131 grandes varejistas de diversas atividades, aponta que o montante é resultado de furtos, avarias, falhas no controle de estoque e data de vencimento expirada.
Para evitar estes problemas, a Federação do Comércio Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) elencou os principais pontos que podem ser revistos para reduzir as perdas no varejo.
SAIBA DE OUTROS ASSUNTOS IMPORTANTES PARA OS NEGÓCIOS
Quebras operacionais
Considerando que as quebras operacionais respondem por quase 40% do total de danos, é preciso identificar suas causas e corrigi-las. Nos supermercados, por exemplo, 50% dos prejuízos estão relacionados aos produtos perecíveis e à data de vencimento. No segmento de moda, 40% resultam de danos causados por clientes. Armazenamento inadequado, má refrigeração, esquecimento do produto no estoque também são classificados como quebras operacionais. Um controle de estoque bem executado, com a realização de inventário constante e acompanhamento do catálogo de produtos, com o registro das causas de descarte físico do produto, é fundamental para gerar informações precisas do problema da empresa, ajudando a reduzir a incidência das quebras operacionais no curto prazo.
Conscientização da equipe e estabelecimento de metas
Nas empresas de menor porte, em que não há uma equipe específica de prevenção de perdas, é importante fazer um trabalho de conscientização constante dos colaboradores sobre os prejuízos – e, assim como as metas de vendas, a meta de redução de danos também é necessária.
Cuidados no envio das mercadorias
Em casos de vendas pela internet, nos quais a entrega feita por uma transportadora é frequente, podem ocorrer avarias nos produtos, como amassados, riscos, quebras ou vazamentos. Nestes casos, o processo para ressarcimento do prejuízo pela transportadora/marketplace pode ser burocrático e até mesmo negado. Neste sentido, vale a pena sempre revisar se a embalagem de postagem está adequada, protegendo o produto. Se as ocorrências forem constantes, o mais indicado seria trocar de transportadora, se possível.
Cuidados com erros de expedição de produtos vendidos no comércio eletrônico
No processo de expedição de pedidos, em virtude do grande volume ou das variações dos produtos, pode haver erros na separação do estoque, correndo-se o risco de o cliente receber o produto errado. Muitas vezes, por causa do valor frete, não compensa o item retornar à loja, pois se configura como perda. Por isso, todo o procedimento de entrega deve ser constantemente revisto e aprimorado.
Cuidados com as fraudes no comércio eletrônico
Quem dispõe de um site próprio ou se utiliza de redes sociais para vender seus produtos, deve ficar atento a possíveis fraudes no processo de pagamento. Nas vendas pelas redes sociais, por exemplo, alguns fraudadores modificam comprovantes de PIX e de transferência, induzindo a loja ao erro. Então, é preciso sempre verificar o extrato bancário antes do envio do pedido.
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Use a tecnologia para redução das perdas
O uso de aparelhos tecnológicos, como câmeras, sensores de presença, antenas antifurto, entre outros, pode ser muito útil para a reduzir eventuais perdas no estabelecimento, inibindo, inclusive, roubos e furtos de mercadorias
Atenção a rupturas operacionais
Ruptura operacional é quando um produto está armazenado no estoque, e não em exposição na loja, inviabilizando a venda. Em casos de itens perecíveis ou com data de vencimento restrita, esta falha também pode resultar em prejuízo. Aqui também vale a dica da gestão de estoque para reduzir perdas.
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Fonte Oficial: FecomercioSP