in

inflação suaviza e varejo segue em alta em 2022 – FecomercioSP

Diversos grupos de despesa desaceleraram em maio
(Arte/Tutu)

A inflação, enfim, deu sinal de trégua. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) avançou 0,47% em maio, desacelerando em relação a abril (1,06%). A taxa acumulada em 12 meses, embora ainda elevada, caiu para 11,73%.

Os dados também mostram que o ímpeto de alta de diversos grupos de despesas arrefeceu no mês passado. Além disso, menos produtos estão registrando aumento de preço.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Além de avaliar a inflação, o Economix – podcast de economia e negócios da FecomercioSP – desta sexta-feira (10) destaca o crescimento do comércio varejista. Com a alta de 0,9% em abril – taxa que superou as expectativas do mercado –, já são quatro meses consecutivos de resultados positivos. Sendo assim, a expansão acumulada em 2022 é de 2,3%.

O programa também analisa o desempenho da indústria. Apesar do modesto avanço em abril (0,1%), registrando três meses seguidos de crescimento, a produção do setor tem saldo negativo de 3,4% nos quatro primeiros meses do ano e segue 1,5% abaixo do nível pré-pandemia.

Ademais, o episódio avalia a inflação nos Estados Unidos, que, em 12 meses até maio, chegou a 8,6%, taxa recorde dos últimos 40 anos.

Ouça o podcast:

O programa também está disponível no Spotify e no Apple Podcasts.

Ouça outros episódios do Economix
Serviços puxam alta do PIB no primeiro trimestre; ouça o podcast
Ainda disseminada, inflação arrefece momentaneamente com bandeira tarifária verde
Surpresa positiva? Dados indicam economia mais forte no primeiro trimestre

Fonte Oficial: FecomercioSP

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Dia dos Namorados deve alavancar as vendas de roupas, tecidos e calçados no comércio paulista – FecomercioSP

novo Fungetur deve impulsionar investimentos no turismo – FecomercioSP