in

Mesmo com cenário externo favorável em 2021, País precisa ajustar a dinâmica fiscal e acelerar reformas – FecomercioSP

Trio fala dos assuntos com foco em 2021 mais relevantes para o País e para os empresários 
(Arte: TUTU) 

Apesar da possibilidade de o comércio exterior apresentar bons resultados em 2021, a falta de reformas internas e de um ajuste nas contas públicas continua a preocupar os integrantes do Conselho de Economia Empresarial e Política (CEEP) da FecomercioSP.

“Um lado positivo é o provável cenário favorável externo, com um crescimento de exportações para o ano que vem com aumento no preço de comodities. Isso vai ajudar a manter o nível de atividade um pouco mais alto, mas, internamente, temos restrições de ajuste fiscal”, explica Antonio Lanzana, copresidente do CEEP, na gravação do podcast de dezembro.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia mais sobre os temas citados no podcast
Mercado de crédito muda em dez anos: Brasil foca mais em consumo do que em investimento
Reforma Administrativa pode criar condições para Brasil melhorar indicadores do Doing Business
Precisamos inverter a lógica e reduzir o tamanho do Estado antes de fazer a Reforma Tributária

Paulo Delgado, também copresidente do Conselho, se mostra pessimista sobre a dinâmica fiscal de 2021 e outras reformas importantes. “Eu acho que o horizonte econômico depende muito do cenário político, e, no caso do Brasil, se predominar a rivalidade e continuar este fracionamento do sistema político e a pulverização de líderes no Congresso Nacional, o horizonte das reformas será muito nebuloso. A Reforma Administrativa é necessária porque a maldição do País é a despesa – e a imagem que temos é que o governo não vai conseguir fazer maioria política para aprovar as reformas do jeito que o Brasil necessita”, diz.

Além das reformas necessárias para o ambiente empresarial, André Sacconato, economista e integrante do CEEP, fala de outro assunto primordial para este público: obtenção de crédito. “Eu acho que o Brasil tem de aprender uma coisa com esta crise. Na pandemia, ninguém estava pensando em expandir, só em salvar a empresa. O crédito serviu como salvação para que a empresa ficasse aberta por meses. O Brasil tem de aprender a fazer uma política de crédito permanente de longo prazo”, alerta.

No áudio, o trio fala ainda sobre a relação entre o presidente Jair Bolsonaro e o ex-presidente americano Donald Trump, a internet 5G, a necessidade da criação de uma política de meio ambiente e as eleições municipais, entre outros temas.

Ouça o podcast

O conteúdo também está disponível no Spotify e no Apple Podcasts.

 

Fonte Oficial: FecomercioSP

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Alta de preços recente não afeta inflação futura, diz ministério

Bancos de desenvolvimento podem acelerar a recuperação econômica