Resultado positivo se deve principalmente à melhora do Índice das Condições Atuais do Empresário do Comércio
(Arte:TUTU)
Após sete meses, o Índice de Confiança do Empresário (ICEC) da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) voltou ao patamar dos 100 pontos e fechará o mês de novembro em 100,6 – alta de 4,8% em relação a outubro, solidificando ainda mais a recuperação da economia paulista. É o quinto mês seguido de aumento do índice, que chegou a ficar em 61 pontos em junho. No início de 2020, chegou a 123,2 pontos.
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O resultado positivo se deve principalmente à melhora do Índice das Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC), um dos três indicadores que compõem o ICEC e que pergunta aos empresários sobre as condições momentâneas dos seus negócios e do ambiente econômico. Nele, a variação foi para cima em 7,4%, em novembro, chegando aos 63,8 pontos.
Apesar dos números em alta, a confiança do empresariado segue abaixo em relação ao mesmo mês do ano passado, quando o ICEC registrava 119,2 pontos – queda de 15,5%.
Comércio também cresce
A melhora no fluxo de caixa dos comerciantes paulistas e as expectativas de melhora nas vendas na datas de fim de ano, como a Black Friday e o Natal, fizeram com que o Índice de Expansão do Comércio (IEC) da Federação também tivesse resultado expressivo em novembro: alta de 10% – de 88,4 pontos, em outubro, para 97,2, agora.
O indicador registra crescimentos consecutivos desde junho, quando teve um dos piores resultados recentes: 62,8 pontos.
No caso do IEC, os dois indicadores que compõem o índice cresceram significativamente em novembro: o de Expectativas para Contratação de Funcionários (9,4%) e de Nível de Investimento das Empresas (11%).
Na comparação com novembro de 2019, porém, a situação é a mesma: queda de 13,7%, quando o índice estava em 112,7 pontos.
Sustentando a recuperação
Como a Federação vem afirmando há alguns meses, a retomada econômica depende cada vez mais de uma adaptação dos empresários à realidade pandêmica. Isso significa, sobretudo, um controle mais eficiente de receitas e de estoques – prática que vem sido adotada, já que o Índice de Estoques (IE) de novembro subiu 0,6%, chegando a 105 pontos.
Na gestão financeira, organizar os setores mais produtivos do negócio e ajustar os gastos e os investimentos em relação ao quanto entra no caixa são medidas importantes.
Já em relação à postura no mercado, a FecomercioSP salienta a importância de estar cada vez mais atento à movimentação dos consumidores – que não apenas estão mais exigentes e com mais presença online, como também têm agora à disposição um novo meio de pagamento: o PIX. Nesse cenário, quem conseguir inovar e agregar valor aos produtos terá vantagens significativas em relação à concorrência.
Fonte Oficial: FecomercioSP