in

Confiança e intenção de expandir dos empresários sobem em agosto – FecomercioSP

FecomercioSP recomenda maior controle dos estoques para impedir perdas e danos aos produtos
(Arte: TUTU)

O avanço nas mudanças de fase da retomada na cidade de São Paulo e as medidas de ajuda do Poder Público deixaram os empresários mais animados no mês de agosto. Com isso, o Índice de Confiança do Empresário (ICEC) registrou alta de 12,9% – de 66,2 pontos em julho para os atuais 74,8 pontos. O Índice de Expansão do Comércio (IEC) acompanhou a elevação (4,4%), ao passar de 62,5 ponto em julho para 65,3 pontos em agosto.

Apesar de os empreendedores estarem mais confiantes e com boas expectativas para 2021, o Índice de Estoques (IE), que sofreu sua quarta queda seguida (-3,1%), em agosto, aponta a situação atual na qual os estoques ainda estão com muitas mercadorias paradas, exceto o comércio essencial, como supermercados e farmácias.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Saiba como traçar um caminho seguro para a retomada dos negócios:
Quer cinco dicas para adequar sua empresa ao momento atual?
Analise o comportamento do consumidor e crie seu diferencial
Como fazer uma boa gestão empresarial em meio à pandemia de covid-19?
Pós-pandemia exigirá novo papel das empresas para conquistar consumidores
Consumo das gerações: construa o perfil de clientes cada vez mais diversificados

Assim, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) recomenda que os estoques estejam reduzidos e bem controlados, a fim de evitar eventuais perdas e danos aos produtos. Além disso, a Entidade sugere reavaliação e redução dos custos operacionais, analisando os riscos de endividamento e controlando o fluxo de caixa.  

Veja a seguir o detalhamento de cada pesquisa:

Confiança do Empresário

O Índice de Confiança do Empresário (ICEC) registrou elevação de 12,9% no comparativo mensal – de 66,2 pontos em julho para os atuais 74,8 pontos. No entanto, na comparação com o mesmo período de 2019, houve queda de 31,9%. Os três quesitos que compõem o indicador avançaram em agosto: o Índice das Condições Atuais do Empresário do Comércio aumentou 4,5%; o Índice de Expectativa do Empresário do Comércio registrou alta de 23,4%; e o Índice de Investimento do Empresário do Comércio subiu 1,5%.  

Expansão do Comércio

O Índice de Expansão do Comércio (IEC) obteve elevação, 4,4% – 65,3 pontos em agosto, ante os 62,5 pontos de julho. Contudo, em relação ao mesmo período do ano passado, houve baixa de 33,9%.

O Índice Expectativas para Contratação de Funcionários aumentou 12,6%. Por outro lado, o Nível de Investimento das Empresas recuou 6,8% em agosto.  

Estoque

O Índice de Estoque (IE) sofreu baixa de 3,1% – 92,9 pontos em julho, para os atuais 90 pontos. Em relação ao mesmo mês de 2019, sofreu queda de 21,3%.

 

Fonte Oficial: FecomercioSP

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

BNDES: novas contratações para folhas de pagamento começam hoje

Em julho, 4,4 milhões de lares sobreviveram só com auxílio emergencial