Parte da carga inclui testes e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), para garantir a proteção dos profissionais da Saúde no Ceará.
publicado:
27/04/2020 16h30
última modificação:
27/04/2020 16h35
Na tarde do domingo (26), a Inspetoria da Receita Federal no Aeroporto Internacional Pinto Martins em Fortaleza atuou de forma célere na liberação de uma importação de 90 toneladas de produtos comprados diretamente da China pela Secretaria de Saúde do Estado do Ceará.
A carga consistia em EPIs (máscaras, luvas, aventais, protetores, etc) e Kits testes para detecção da covid-19, que serão distribuídos para a rede pública de saúde de todo o estado do Ceará.
A operação foi inédita em volume no Aeroporto de Fortaleza, que nunca havia recebido uma carga tão grande de uma única aeronave.
Antevendo a necessidade de preparação para prover uma operação segura e ágil, a Inspetoria do Aeroporto de Fortaleza trabalhou a semana inteira na organização e planejamento da operação, com articulação com os envolvidos (Governo do Estado, Despachante e Administradora do Aeroporto).
Foi publicada a Portaria ALF/FOR nº 7/2020, que autorizou o registro antecipado de Declaração de Importação (DI) e entrega antecipada de produtos para tratamento da covid-19. Com isso a carga pôde ser liberada e o importador deu início a retirada poucas horas após a chegada da carga.
Fonte Oficial: Receita Federal