in

Impulsionado pelo Natal, comércio paulista pode faturar 7% a mais neste mês do que em dezembro do ano passado – FecomercioSP

Expectativa é que as vendas de dezembro sejam lideradas pelas atividades ligadas ao comércio de bens duráveis
(Arte: TUTU)

As vendas reais em dezembro de 2019 do comércio varejista deverão atingir R$ 76,7 bilhões no Estado de São Paulo, faturamento 7% (R$ 5 bilhões) superior ao registrado no mesmo mês do ano passado. A projeção é resultado de uma análise conjuntural da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) e, caso se concretize, esse será o maior valor real de vendas e o mais expressivo índice de expansão ocorridos no mês de dezembro de toda a série histórica iniciada em 2008 no âmbito estadual.

A análise positiva da FecomercioSP considera dois elementos relacionados ao aumento no orçamento familiar que deverão influenciar diretamente esse maior consumo: o primeiro é o aumento dos recursos com o décimo terceiro salário este ano, em comparação ao ano passado com base na ampliação de empregados com registro em carteira e do número de pensionistas. O segundo que tende a impactar o consumo, no último trimestre, é a liberação dos recursos do FGTS/PIS.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Veja também:
Varejo brasileiro deve deixar de faturar R$ 11,8 bilhões em 2020 em decorrência dos feriados nacionais
Com maior uso de carnês, negócios podem ampliar formas de pagamento para garantir bons resultados no curto prazo
Formação de preços eficiente potencializa crescimento das empresas

No primeiro caso, o provável é que parte do décimo terceiro salário seja direcionado ao pagamento de dívidas, mas uma parcela certamente terá como destino o consumo. Mesmo o valor destinado à quitação de dívida deve ajudar a irrigar a oferta de crédito, incrementando as vendas mesmo que indiretamente. Sobre o FGTS, dos R$ 42 bilhões que serão disponibilizados com essa medida em todo o Brasil, cerca de R$ 15 bilhões deverão ser sacados pelos consumidores paulistas entre setembro e janeiro de 2021.

Perfil dos presentes
A expectativa é que as vendas de dezembro sejam lideradas pelo movimento das atividades ligadas ao comércio de bens duráveis. Segundo dados do IPCA – 15 do IBGE de novembro, os aparelhos eletroeletrônicos acumulam, em média, alta de 1,35%, com destaque para televisor que está em média 13,84% mais barato que há um ano. Também oscila abaixo dos índices da inflação, para o período, o aparelho de som (0,85%).

Já os artigos de vestuário, que costumam ser carros-chefe dos presentes de Natal, seguem com pouca variação tais como: roupa feminina (0,22%) – sendo vestido (1,03%) ou bermuda e short feminino (0,52%) –; calçados e acessórios (0,29%): sendo sapato masculino (0,78%), sapato feminino (-1,39%) e sapato infantil (-1,14%). Na contramão, os perfumes revelam uma alta de preços de 8,43%, bastante acima da média da inflação.

Acompanhe a FecomercioSP
Para saber mais sobre as atividades de advocacy da FecomercioSP ou conhecer as atividades dos conselhos da FecomercioSP, fale conosco pelo e-mail [email protected]. Se você ainda não é associado, clique aqui e conheça as vantagens.

Fonte Oficial: FecomercioSP

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Petrobras: não se justifica nenhum controle de preços de combustíveis

Finep Inovacred 4.0 e Finep Conecta injetam R$ 11,9 milhões no setor de Inovação em Goiás