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Turismo fatura R$ 112 bilhões até setembro deste ano – FecomercioSP

Especialistas analisaram os desafios do turismo brasileiro na sede da Federação
(Foto: Christian Parente)

O turismo no Brasil obteve faturamento de R$ 112 bilhões entre os meses de janeiro e setembro – aumento de 3,9% em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados do levantamento inédito do Conselho de Turismo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), baseado em números divulgados pelo IBGE, foram divulgados com exclusividade nesta terça-feira (3) durante o Travel & Lifestyle Summit 2019, realizado na sede da Federação em parceria com a B4Tcomm.

“Esse resultado é 38 vezes maior do que foi gasto no e-commerce na Black Friday [realizada na última sexta-feira (29)]. Mesmo tendo menos de 10% da população brasileira que viaja, o dado mostra o quanto o setor é importante para a economia nacional”, analisou a presidente do Conselho de Turismo, Mariana Aldrigui.

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Para falar sobre a imagem do turismo no País, o evento – voltado a profissionais da imprensa e empresários – contou com as participações da chief operating officer da Allpoints Hotel Rewards, Greetje de Haan; do líder da operação do KAYAK no Brasil, Eduardo Fleury; do diretor sênior de market management da Expedia, Marcos Swarowsky; e do diretor-presidente da Emprotur, Bruno Giovanni Reis. Sob mediação da editora do caderno “Viagem” do jornal O Estado de S. Paulo, Adriana Moreira, os convidados destacaram a importância de se observar o comportamento do consumidor e de se ter uma boa estratégia para conseguir alcançar o público direto, seja por meio de sites de buscas, seja por meio de redes sociais.

O diretor-executivo de criação da agência DAVID, Edgard Gianesi, falou sobre os desafios para a diversidade, com cases de sucesso de marcas que trouxeram uma experiência inclusiva para os usuários.

Presidente do Conselho de Turismo, Mariana Aldrigui, ressalta que o comportamento viagem não desaparece, mas sim, se transforma
(Foto: Christian Parente)

Com um mundo cada vez mais conectado, as dificuldades e oportunidades nesse âmbito foram destaques no painel com a sócia e diretora-comercial do Viaje na Viagem, Elisa Araújo; a diretora-geral do Voopter, Juliana Vital; o head de parcerias da ClickBus, Marcel Bianchi; e o diretor da Bites, Manoel Fernandes. Eles divulgaram dados sobre o que o consumidor mais procura na hora de fazer uma viagem e como o uso da informação com base de dados é importante para o setor turístico. “O comportamento de viagem não desaparece, ele se transforma. Atualmente, viajar é o desejo de todo mundo, algo como um prêmio depois de tanto trabalho. Como setor, não podemos esquecer que o turismo não acontece apenas uma, mas várias vezes ao ano, como em um fim de semana, por exemplo”, ressaltou Mariana Aldrigui, que mediou o bate-papo.

O evento ainda fez uma análise detalhada do impacto das gerações no turismo. Atualmente, a que está em destaque é dos centennials (1997-2010), que prezam por ética, acesso e singularidade e estão em busca de experiências únicas e curadorias de viagens. Segundo a sócia-fundadora da Mapie, Carolina Haro, “as outras gerações não devem ser deixadas de lado, mas é necessário analisar as tendências e para onde se vai a curva no setor”. 

Fonte Oficial: FecomercioSP

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