Serão destruídas mais de 3 mil toneladas de mercadorias apreendidas em diversas unidades da Receita em todo o país.
publicado:
03/06/2019 14h20
última modificação:
03/06/2019 14h28
A Receita Federal realiza, na semana dos dias 3 a 7 de junho, o XXIII Mutirão Nacional de Destruição de Mercadorias Apreendidas. Serão destruídas mais de 3,2 mil toneladas de mercadorias apreendidas em diversas unidades da Receita em todo o Brasil. Isso equivale ao montante aproximado de R$ 526 milhões em autuações fiscais.
O material a ser destruído são CDs e DVDs piratas, cigarros, bebidas, cosméticos, medicamentos e alimentos impróprios para consumo ou utilização, produtos falsificados (brinquedos, pilhas, isqueiros, relógios), entre outros produtos condenados por não atenderem a normas de vigilância sanitária ou defesa agropecuária, resultantes de apreensões realizadas pela Receita Federal em suas atividades rotineiras de fiscalização.
A Receita Federal vem intensificando o combate à entrada desse tipo de mercadoria, fortalecendo seu trabalho de vigilância nas fronteiras, e consolidando seu papel na proteção da saúde do consumidor e do comércio legal. Os resíduos de destruição são destinados conforme a legislação em vigor, trazendo benefícios sociais e ambientais e minimizando custos administrativos como os de armazenagem em depósitos.
A tabela a seguir retrata outros mutirões já realizados pela Receita Federal, com informações de peso e valor equivalente às autuações fiscais das mercadorias destruídas.
Entrevista coletiva
No dia 5 de junho, quarta-feira, a partir de 10 horas, o coordenador-geral de Programação e Logística, auditor-fiscal Marcos Antônio da Cunha, o superintendente da Receita Federal na 9ª Região Fiscal (PR e SC), auditor-fiscal Luiz Bernardi, e o delegado da Receita Federal em Foz do Iguaçu, auditor-fiscal Paulo Sérgio Cordeiro Bini, receberão a imprensa na Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu, localizada na Av. Paraná, 1227, Jardim Polo Centro, para coletiva, onde apresentarão números de apreensão, destruição e destinação de mercadorias.
Na ocasião, serão demonstradas formas de destruição das mercadorias e de destinação ambientalmente adequadas dos resíduos gerados na destruição. A Receita Federal tem firmado vários acordos de cooperação com entidades privadas em busca dessas soluções. Algumas entidades parceiras estarão presentes no evento e farão demonstrações de seus processos de transformação de resíduos por meio de apresentações em vídeos e banners.
Os jornalistas poderão fazer ainda imagens de diversas mercadorias que serão destruídas no local, nesse dia.
Pedimos aos jornalistas que informem, pelo telefone (45) 3520-4301 ou pelo e-mail [email protected], a placa do veículo e número/nome dos integrantes da equipe de reportagem.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Receita Federal em Foz do Iguaçu/PR
Fonte Oficial: Receita Federal