Existem dois mundos com os quais nos conectamos: aquele no qual nutrimos as relações e tarefas diárias em um plano físico, e o virtual, que nos coloca dependentes de uma tecnologia em que a promoção de relacionamentos é chave. Vivemos nestes dois mundos simultaneamente, o que muitas vezes nos impede de focar naquilo que nos é presente, como uma reunião de trabalho ou um jantar em família.
Habilidades cada vez mais complexas são essenciais caso tenhamos a pretensão de continuar ativos no mercado de trabalho. Uma destas habilidades é o que se conhece por multitasking, ou seja, a capacidade de assumir mais de uma tarefa ao mesmo tempo, como estar no trabalho e também conectado com um ambiente externo que impacta diretamente no nosso desempenho. Isso, contudo, pode trazer distrações a um elemento chave do ambiente de trabalho: o engajamento.
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Transformando equipes em times
Não é suficiente que um indivíduo esteja comprometido com os seus resultados, ele precisa estar engajado com a sua equipe de trabalho, seja qual for sua posição.
Muitas pessoas têm dificuldade de trabalhar em equipe, razão pela qual o conceito de gamificação foi criado em 2002 pelo consultor Nick Pelling. Segundo a Tudo Sobre Incentivos, o objetivo é motivar a mudança comportamental das pessoas para que desenvolvam habilidades e estimulem a inovação.
Em vias práticas, a interatividade digital servirá para a construção de uma rede de apoio para instituir a confiança e dinâmica entre equipes. Com isso, a empresa terá impulsionado a competitividade saudável, o sentimento de conquista e ainda poderá mensurar o desempenho de um funcionário antes e depois da gamificação.
A escolha do game certo para a metodologia
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As alternativas para games adequados a cada perfil de equipe e objetivos de implementação da gamificação são vastas. É preciso avaliar cuidadosamente o que se passa para identificar o problema e aplicar a gamificação correta para que a equipe experiencie os melhores resultados possíveis.
Há espaço suficiente para que sejam eleitos os games clássicos desta metodologia, como os exemplificados pela Endomarketing: o quiz, o jogo da forca e o detetive, são alguns deles. Mas aos que gostariam de fugir do habitual, também é possível utilizar jogos de realidade virtual ou videogames que estimulem a formação de equipes, como os jogos Wii Sports.
Se a ideia for incompatível com o espaço, também é possível estimular o trabalho em equipe por meio de jogos de cassino, formando equipes de poker, por exemplo, para atingir os mesmos objetivos.
A implementação desta tendência demanda cuidados como qualquer outra proposta de mudança. É preciso fazer um planejamento estratégico elaborado e coerente com o público alvo. Além disso, é fundamental que se mantenha um sistema de avaliações para que os feedbacks sejam fidedignos ao que se espera da metodologia.
O impacto da implementação da gamificação traz benefícios diversos à performance de equipe, sendo uma tendência de mercado não somente para o engajamento dos colaboradores, mas também dos consumidores. Certamente, é uma ferramenta interessante para a promoção do relacionamento interno ou externo, podendo trazer resultados surpreendentes.